1ª Edição dos Jogos Cooperativos Catarinense de Capoeira

A PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ E O GRUPO CAPOEIRA BRASIL promovem a 1ª edição dos Jogos Cooperativos Catarinense de capoeira, onde não será cobrado taxa de inscrição e este evento tem semelhança a um campeonato, onde os atletas competem diretamente uns contra os outros. Os jurados irão avaliar o melhor que se apresentar, ou seja, o melhor jogo, não há contato físico, exigindo dos atletas e da roda de capoeira colaboração mútua, pois é de interesse de ambos na roda fazer o melhor jogo para somar a melhor pontuação também para toda a equipe.

O evento acontecerá no dia 16 de setembro de 2023 no Ginásio Municipal Atílio Colombo localizado na Rua Electivo Zanotto, 121, Alto da Glória na cidade de TANGARÁ -SC, sendo uma realização organizada pela Prefeitura Municipal de Tangará e pelos programas e núcleos de ensino do Programa Sócio Cultura Afro Ginga/Grupo Capoeira Brasil de Santa Catarina, os quais oferecem cursos de Capoeira nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV, e demais núcleos de ensino particulares independente de escola, com uma participação estimada de 300 (trezentos) atletas.

A capoeira esporte, permite que o praticante participe de competições. São diversos os tipos de regulamento para uma disputa, dependendo obviamente de qual entidade que irá realizar (MATOS et al., 2010). A seguinte proposta se baseia em MATOS et al. (2010), e se dará em uma roda de aproximadamente 2,5 metros de raio, ao som dos instrumentos e cantigas da capoeira, com um árbitro central cronometrista, e 3 (três) árbitros laterais, e toda a equipe de apoio necessário para tal evento. Serão observadas as regras e condutas dos participantes.

As formas de competir e as regras estabelecidas serão organizadas pela comissão dos Jogos Cooperativos Catarinense de Capoeira conforme regulamento em anexo:
As inscrições estarão disponíveis através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVklIJ1E5p42-vTnzakyk8Ujua5RaGH8ReOoy0xajAoEmKZQ/viewform